Mediadores

O programa de estudos do site Deus Ateu surge para, na prática, investigar a tradição e a modernidade por meio de uma experiência horizontal e coletiva.

Reunir profissionais, pesquisadores e pesquisadoras em geral, ao redor das principais questões levantadas por algumas das nossas editorias é o nosso objetivo com o surgimento desta nova aba do site, inicialmente especializado em tratar da cultura de modo dinâmico e abrangente.

O repertório de cada inscrito, seja enquanto orientador, orientadora ou participante, de modo subjetivo, funcionará enquanto fonte transdisciplinar capaz de ampliar e renovar o olhar coletivo perante fenômenos conhecidos ou desconhecidos pelas áreas investigadas.

Com isso, a proposta do Deus Ateu é garantir que os espaço de aprendizagem digital alcance da melhor forma a experiência da troca didática; sendo assim, diante das mais diversas possibilidades de interação, decidimos pela utilização de uma plataforma que fosse capaz de transformar palestras em diálogos. 

Atravessamos os diversos campos da linguagem com esta proposta formativa, e acreditamos que este modelo de ensino e troca dará melhor continuidade às nossas ações permanentemente inscritas na produção e fomento de novas escrituras.

Será um prazer ensinar e aprender com você.

Bem-vindo ou bem-vinda ao Deus Ateu.

Bons estudos!

Guilherme Paes – Design gráfico expandido

Guilherme Paes é pesquisador e mestre na área de design pela Universidade Anhembi Morumbi e graduado em design gráfico na mesma instituição. Possui foco de estudo na linguagem visual do design contemporâneo e na experiência na tutoria de projetos acadêmicos de design gráfico nas áreas de editorial, história do design, identidade visual e embalagem.

Seus estudos são direcionados a experimentações e desconstruções da linguagem visual em materiais gráficos. Vinculado ao programa de pós-graduação de Artes, Design e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), cursou o processo de mestrado do programa. Investigando o projeto gráfico editorial do designer gráfico brasileiro Gustavo Piqueira (Casa Rex), que explora os limites da linguagem visual, material e do livro impresso como objeto. Atualmente é editor de design, artes gráficas e linguagem visual do site deusateu.com.br.

Henrique PaesPsicanálise & Capitalismo: Uma leitura crítica.

Possui graduação em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2018), sendo aluno bolsista de Iniciação Científica e Monitor Acadêmico dos cursos de Comunicação Social.

Formou-se como Analista da Escola (AE) na Escola de Psicanálise Estrutural (2019) e trabalha como Psicanalista Clínico. Além disso, é professor de psicanálise de Freud, Lacan, Melanie Klein, Psicopatologias, Winnicott e psicanálise contemporânea.

Atua na Coordenação Pedagógica do Espaço ASAS – escola de formação em Psicanálise e atendimentos na área da saúde mental -, e é Editor de Cultura e Psicanálise pelo site https://deusateu.com.br/

Dispõe de interesse em estudos do campo psicanalítico com um viés multidisciplinar nas áreas da filosofia, sociologia, história e antropologia. Ademais, é um entusiasta pelo estudo de idiomas, para além do domínio do inglês, está aprendendo concomitantemente o francês e latim.

Alexandre Gnipper Dos antigos Gregos à Hollywood.

Possui licenciatura e bacharelado em Filosofia pela Universidade Mackenzie, onde exerceu a função de monitor em disciplina sobre Sartre e a literatura, desenvolveu iniciação científica que foi apresentada em colóquio na UFSCAR, além de apresentar trabalho em colóquio de estética na UFSJ.

Formado em Dramaturgia pela SP Escola de Teatro, onde desenvolveu diversas atividades extracurriculares, como grupos de estudos e a organização de leituras dramáticas. Período no qual também cursou as aulas sobre Tragédia Grega lecionadas por Antonio Rogério Toscano na ELT, além de participar de workshops com o dramaturgo mexicano Alberto Villarea e a dramaturga escocesa Stef Smith, no Núcleo de Dramaturgia do SESI Britisch Councill.

Possui experiência como professor de Filosofia, Sociologia, Artes e Música além de ser um explorador da arte da escrita em seus mais diversos formatos, do acadêmico à poesia.

Atua como dramaturgista e consultor poético do Coletivo Teatral Tragédia Pop desde 2012 até os dias atuais.