,Quem é Chloé Zhao e como ela furou a bolha da indústria?

Por Marina Calvão

Chloé e Frances Mcdormand - momento de glória na recepção do Óscar
Chloé e Frances Mcdormand – momento de glória na recepção do Óscar

Em Abril deste ano a promissora diretora chinesa, Chloé Zhao, tornou-se a primeira mulher oriental a levar o mais cobiçado prêmio cinematográfico da Industria Audiovisual, o Oscar.

Ela que até então já era destaque, por produzir filmes independentes americanos como “Domando o Destino” (2017) e “Songs My Brothers Taught Me” (2015), neste ano causou um impacto internacional com sua ampla percepção de mundo e do sistema socioeconômico dos Estados Unidos, em seu filme; “Nomadland”.

Sem faltar poesia e concretude, o terceiro longa-metragem da diretora, retrata a jornada de pessoas afetadas pela recessão de 2008 nos Estados Unidos, que passaram a morar em trailers, “Rvs”, ônibus e vans e assim decidiram viajar pelas cidades do país, em busca de um trabalho informal, geralmente mal remunerado, sem direitos trabalhistas, formando uma crescente comunidade de nômades, que não aceitam o rótulo de “sem-teto”, mas simplesmente “sem-casa”.

Nomadland é baseado no livro homônimo da jornalista Jessica Bruder, que fez uma extensa pesquisa cruzando os campos de beterraba da Dakota do Norte aos acampamentos da Floresta Nacional de San Bernardino, na Califórnia. Assim, Jessica descobriu uma nova força de trabalho composta em sua maioria por norte-americanos mais velhos e sem endereço fixo, na qual muitos estavam afundados em dívidas, sem poder pagar um aluguel ou mesmo a hipoteca, com uma aposentadoria tão baixa que mal daria para o básico, resultado da recessão de 2008 no país.

Chloé em seu filme consegue transpor com fidelidade o que o livro retrata, o fim do “sonho americano”. E quem viu, sabe da sutil melancolia que habita o estado de espírito do filme ainda que carregue a força da liberdade, do desprendimento e do movimento nas estradas de Nevada e outros lugares do país. Além disso a escolha peculiar de um elenco em sua maioria composto de não atores e mais que isso de performers reais, nômades retratados no livro de Jessica, associados a atuação fabulosa de Frances McDormand como Fern, fazem ficção e realidade se cruzarem como o bom cinema contemporâneo gosta.

A oriental que furou a bolha
A oriental que furou a bolha

Chloé nasceu em Pequim e lá foi criada pelo seu pai, um rico, ex-gerente de uma empresa siderúrgica estatal que mais tarde se casou com uma atriz de programas de sitcon chinesa, Song Dandan. Chloé deixou o país quando era adolescente para estudar em um colégio interno britânico, antes de completar sua educação em Los Angeles e Nova York.

Ela desde adolescente tinha interesse pela cultura pop ocidental somado a uma rebeldia genuína que a fez ser quem ela é hoje. Mas antes de se engajar no cinema, Chloé estudou com profundidade Ciências Políticas em uma universidade americana, o que a deu preparo suficiente para compreender o cenário que habitava, o sistema em que estava inserida, sua posição como imigrante e inclusive os dramas reais que habitavam a vida dos personagens de seus filmes.

Chloé Zhao é a segunda mulher a ganhar um Globo de Ouro na categoria de direção desde Barbra Streisand em 1984. E depois desta premiação, veio a estatueta do Oscar. Zhao coleciona mais de 35 troféus em uma único período de condecorações . Chloé Zhao foi considerada como a pessoa mais premiada em uma única temporada de prêmios na era moderna. Posteriormente Zhao ganhou mais prêmios e aumentou o seu recorde. Hoje em dia, aos 39 anos, a diretora reside em Ojai, na Califórnia, com suas três galinhas, dois cachorros e seu parceiro e diretor de fotografia, Joshua James Richards.

Agradecemos pela leitura do nosso ensaio.

,Sobre a autora:

Marina Calvão, editora em cinema e cultura no site Deus Ateu, é também formada em cinema pela FAAP. Atualmente atua na área de sonoplastia e edição.

Instagram: @mcalvao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s